INICIES

quarta-feira, 23 de abril de 2014

MMA selecionará conteúdo para revista Juventude e Meio Ambiente

Imagem: Reprodução
A 1ª edição da revista “Juventude e Meio Ambiente” abre espaço para receber conteúdo de colaboradores. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou, nesta terça-feira (01/04), a chamada pública que selecionará material comunicativo, informativo e jornalístico que envolva os jovens na agenda ambiental. A revista é um canal de troca de informações e um instrumento de participação direta da juventude que auxiliará no fortalecimento  dos debates sobre juventude e meio ambiente e na incidência política dos jovens nas agendas ambientais.
 
A publicação também representa uma oportunidade de dar visibilidade às experiências criativas, inovadoras e sustentáveis envolvendo a juventude brasileira e servindo de inspiração e reflexão para outros jovens, governos e empresas. A revista conta com um Conselho Editorial formado em parceria com o Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE) e com a Secretaria Nacional de Juventude por meio do Participatório - Observatório Participativo da Juventude.
 
Esta edição tem como tema “Territórios: espaços para o exercício da cidadania ambiental da juventude”. Jovens de 15 a 29 anos podem enviar fotografias (imagens em alta resolução), reportagens, poemas, charges e artigos sobre o tema . Além de artigos acadêmicos, também serão selecionados cinco artigos livres, sendo um por região. Apenas para o artigo acadêmico, podem participar também adultos de todas as regiões do Brasil.

 O prazo para envio do material é até cinco de maio (05/05) via e-mail eletrônico juventude.meioambiente@mma.gov.br ou pelo correio endereçado ao MMA.

terça-feira, 15 de abril de 2014

CIRANDAS: Conheça a Rede Social e Econômica da Economia Solidária



Já faz parte do cirandas.net?




Cirandas consiste em uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Economia Solidária -FBES, em parceria da Colivre (um empreendimento solidário de desenvolvimento de softwares livres), sob a criação do software Noosfero , que hoje é referência em programas de softwares livres no país, internacionalmente reconhecido.

Esse grande projeto ainda conta com a parceria da Cooperativa EITA (Educação, informação e tecnologia para autogestão) "que realiza a gestão técnica, acompanhamento técnico de desenvolvimento, uso e apropriação do sistema Cirandas.net."

Cirandas tem como...
"Seus principais objetivos são: potencializar o fluxo de saberes, produtos e serviços da Economia Solidária; oferecer ferramentas para a constituição de consolidação de redes e cadeias solidárias; ser um espaço de divulgação da economia solidária e de busca de seus produtos e serviços para consumidores individuais e coletivos (públicos, privados e grupos de consumidores) e permitir a interação entre vários atores em comunidades virtuais e espaços territoriais, temáticos e econômicos."
Fácil de usar: a ferramenta dispõe de um amplo conteúdo com a temática da Economia Solidária; promove articulação e comunicação entre diversos grupos de economia solidária por todo Brasil, conectando cadeias produtivas e pessoas.



A rede possui um grande número de comunidades relacionadas as temáticas pertinentes a discussão da Economia Solidária, alimentadas por quem faz o movimento de Economia Solidária. Oferece a cada empreendimento cadastrado uma vitrine virtual para comercialização de seus produtos. A ferramenta ainda dispõe de Blog e perfil pessoal para cada usuário registrado.

Fonte: http://cirandas.net/fbes/o-que-e-o-cirandas